ARMINDO ARAÚJO


Com dois títulos de Campeão do Mundo de Ralis Produção e seis títulos nacionais absolutos (CPR), Armindo Araújo é o mais conceituado piloto Português de ralis de todos os tempos.

Após uma passagem pelas duas rodas, a sua primeira paixão na competição motorizada, foram nos ralis que, durante os últimos vinte anos, construiu uma carreira com inúmeros sucessos, quer a nível nacional como internacional.

No ano 2000, onde se estreou na modalidade, conseguiu o título de Campeão Nacional de Ralis Promoção e, no ano seguinte, já militava no Campeonato Nacional de Ralis. Disputou, em 2001, o Troféu Citroën Saxo, onde garantiu o título, e essa conquista, abriu-lhe as portas para integrar a equipa oficial Automóveis Citroën no ano seguinte. No final da temporada de 2002 novo título, o da Classe F3, a que se seguiram a conquista dos dois primeiros campeonatos absolutos no Nacional de Ralis. Já como piloto oficial da Mitsubishi, e com um carro de quatro rodas motrizes, Armindo Araújo conquistou em 2004 e 2005 mais dois títulos absolutos a nível nacional.

Com todos os títulos possíveis conquistados em Portugal, o passo seguinte e natural foi o ambicionado Campeonato do Mundo de Ralis Produção. Em 2007 a aventura arrancou na Suécia, e nesse mesmo ano fez a sua estreia com um WRC, o Mitsubishi Lancer. Em 2008 alcançou o primeiro pódio da sua carreira a nível internacional, graças ao terceiro lugar no Rali da Acrópole e em 2009, Armindo Araújo, cumpriu um dos seus sonhos, sagrou-se Campeão do Mundo de Ralis Produção. Feito nunca antes alcançado por um português. Em 2010 propôs-se a revalidar o título e, com quatro vitórias e três pódios em sete ralis disputados, venceu pela segunda vez o Campeonato.

Com um percurso bem estruturado, e sempre apoiado pelos melhores parceiros, o piloto, natural de Santo Tirso, conseguiu em 2011 subir ao escalão máximo dos ralis mundiais com a chegada da MINI. Após realizar oito provas nesse ano, Armindo Araújo foi convidado, em 2012, para ser piloto oficial da MINI no Mundial de Ralis, tornando-se o primeiro português a disputar uma temporada completa ao volante de um WRC (World Rally Car).

Uma conjuntura económica adversa e a saída oficial da MINI do Mundial de Ralis, fez com que Armindo Araújo tenha feito, em 2012, terminado a sua carreira no WRC e, por não existirem condições para montar um projeto ganhador a nível nacional, decidiu fazer uma pausa na sua carreira desportiva.

Em 2018, doze anos depois, regressou ao Campeonato de Portugal de Ralis para defender as cores da Hyundai e procurar conquistar o quinto título absoluto na disciplina máxima dos ralis nacionais. Venceu quatro das oito provas em que participou e sagrou-se pentacampeoão. Um resultado que o coloca no topo da lista de pilotos com mais campeonatos conquistados no Nacional de Ralis. Na temporada de 2019, o piloto de Santo Tirso esteve na discussão pelo título até à derradeira prova, terminando no terceiro lugar.

A mudança para um projeto privado, com o Skoda Fabia R5 Evo e a equipa The Racing Factory, não mudou a ambição de Armindo Araújo e, mesmo com todas as contingências e alterações no calendário, o objetivo de chegar ao sexto título absoluto foi concretizado.

A conquista do hexacampeonato, em 2020, faz com que Armindo Araújo se destaque, ainda mais, no topo da lista de pilotos com mais títulos alcançados. Um feito único no panorama dos ralis nacionais. Em 2021, e após um campeonato extramente disputado, Armindo Araújo sagrou-se vice-campeão, apesar de ter sido o piloto com mais vitórias, mais especiais vencidas e lideradas. O objetivo de alcançar a revalidação do título, ficou a somente um ponto..